sábado, 21 de fevereiro de 2015

Thammy Miranda com sua namorada Andressa Ferreira



Thammy Miranda continua curtindo dias de folga em Angra dos Reis ao lado da namorada,Andressa Ferreira. Ela aparece sem camisa na foto postada por Andressa, mas ainda não teve liberação total dos médicos para tomar sol




Fonte: Yahoo

Renata Pinheiro pretende aumentar o bumbum: 'Vou injetar mais gordura'




A musa do 'bumbum bizarro' voltou a desfilar pela Unidos do Peruche nesta sexta-feira, 20, no Anhembi. 'Não esperava essa repercussão toda', diz ela.

Renata Pinheiro gosta mesmo de chamar atenção e não fez diferente nesta sexta-feira, 20, no desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo. Depois de causar na avenida como musa da Tucuruvi com seu bumbum avantajado e um tanto bizarro, ela resolveu deixar a fantasia de lado e pintar o corpo para o desfile da Unidos do Peruche, escola que ganhou pelo grupo Acesso A.


Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Ao EGO, ela contou que pretende aumentar seu bumbum, que já tem 110 cm: "Vou injetar mais gordura. Vou ter que engordar para ter de onde tirar essa gordura.", disse ela, que ainda revelou: "Talvez tire uma costela para ficar com a cintura mais fina".

Sobre o sucesso na avenida, Renata revela que se surpreendeu: "Eu esperava fazer um sucesso normal, mas não essa repercussão toda. Estou fazendo cursos e quero usar essa fama para virar apresentadora".

'Quanto mais pelada melhor'

Renata explicou o motivo de deixar a fantasia de lado e vir apenas com o corpo pintado no desfile desta sexta-feira, 20. "Minha fantasia quebrou na dispersão e não dava tempo de fazer outra. Fiquei desesperada, mas depois achei até bom", falou e completou: "Nunca tive vergonha do meu corpo, desde criança sempre fui muito desinibida. Achei bom a fantasia quebrar para poder vir só com o corpo pintado. Quanto mais pelada melhor".

'Já tinha 102 cm de bumbum'

Após admitir que injetou gordura em seu corpo, Renata falou ao EGO que foi muito criticada pela atitude: "Falaram que eu era louca de injetar, que não precisava, porque eu já tinha 102 cm de bumbum". Ela colocou gordura há seis meses no bumbum.
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)Renata Pinheiro (Foto: Celso Tavares / Ego)
Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)
Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)
Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)
Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)Renata Pinheiro (Foto: Eduardo Graboski / Divulgação)
Fonte: EGO

MP investiga se ar na tubulação entra na conta d'água em SP



São Paulo - O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para investigar a suposta cobrança de "ar encanado" pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

As queixas de aumento no valor da conta de água, apesar da diminuição do consumo, vieram à tona após a empresa intensificar a redução da pressão na rede, no início de 2014, para enfrentar a crise hídrica.

O promotor de Justiça do Consumidor Gilberto Nonaka deu prazo de 15 dias para que a Sabesp explique as distorções nas tarifas de clientes que sofreram cortes no abastecimento, mas tiveram as tarifas elevadas.

O objetivo é descobrir se a companhia está cobrando pelo ar que chega ao hidrômetro antes de o fornecimento ser restabelecido como se fosse água potável. A passagem de ar pelo equipamento pode alterar a medição de consumo de água.

"É o que ocorre atualmente, com a escassez da água potável a ser fornecida pela investigada e com a implementação de verdadeiro rodízio, em que a redução da vazão e o corte do fornecimento são intercalados diariamente. Isso conduz o consumidor a não conseguir atingir a meta de redução proposta pela investigada", afirma Nonaka.

Segundo a Sabesp, 22% dos clientes da Grande São Paulo não reduziram o consumo de água em janeiro, apesar do início da cobrança de multa de até 50% na conta.

Se o MPE constatar cobrança indevida, a companhia deverá ser alvo de uma ação civil pública por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor e danos morais, patrimoniais, coletivos e difusos.

O professor de Engenharia Jorge Giroldo, do Centro Universitário da FEI, explica que, quando o fornecimento de água é interrompido, a tubulação esvazia e fica cheia de ar, que entra pelas próprias ligações domiciliares.

"Quando o abastecimento é normalizado e a água retorna, ela vai expelindo esse ar, que passa pelos hidrômetros das residências. Nas regiões mais baixas, essa alteração é pequena e ninguém percebe o acréscimo. Mas, para quem está nos pontos mais altos ou no fim da rede de distribuição, esse ar acumulado poderá dar uma variação grande", afirma.

É o caso do economista Wilson Ricardo Vieira, de 56 anos, que mora em Pirituba, um bairro situado na região alta da zona norte da capital paulista.

Ele diz que o consumo de água em sua casa registrado pela Sabesp subiu de 18 mil para 31 mil litros mensais de setembro para outubro do ano passado, após intensificação dos cortes no abastecimento com a redução da pressão ou fechamento da rede. A conta passou de R$ 77,28 para R$ 145,36 em um mês.

"Faço uma economia enorme, fico a maior parte do dia sem água, e minha conta dobrou. Todo dia, por volta das 6 horas, o relógio fica louco de tanto girar com ar. Quando a água realmente volta, gira mais devagar", afirma. Segundo a Sabesp, o aumento do consumo na casa dele ocorreu por causa de um vazamento interno, constatado após uma visita técnica.

O professor Giroldo explica que não existe solução técnica. "Quando há interrupções frequentes e fica constatado que não há vazamento que justifique o aumento, o mais indicado é cobrar uma tarifa de quem mora nesses pontos críticos com base na média histórica de consumo antes dos cortes", afirma.

Certificados

Em nota, a Sabesp informou que fornecerá as informações ao Ministério Público e "garante que a redução de pressão não afeta a medição" dos hidrômetros.

Segundo a empresa, "os aparelhos medidores são projetados para registrar apenas o volume de água que passa, e não ar" e "são certificados pelo Inmetro".

A Sabesp disse ainda que "diversos testes demonstraram que a quantidade de ar que chega ao hidrômetro é insignificante e não representa diferença na conta mensal". E "se o cliente se sentir prejudicado, pode solicitar a revisão da conta e pedir uma vistoria da área técnica em sua residência". 

Fonte: Revista Exame

Jovem é acusado de forjar doença para arrecadar dinheiro pela net




Zacarias foi preso na manhã desse sábado acusado de estelionato

Cora diz que Maurílio foi quem tentou matar Zé Alfredo


Morte de Cora

Cora irá morrer. Segundo o diretor de núcleo Rogério Gomes, a morte já estava prevista.  A Marjorie substituiu a Drica nessa personagem de forma maravilhosa, a gente teve que fazer essa manobra. Ela não podia morrer naquela época porque ainda tinha uma função para cumprir. Mas a Marjorie deu conta do recado, segurou a onda e foi super bem. O saldo dessa história foi positivo", afirmou o diretor ao UOL, referindo-se ao afastamento de Drica Moraes, por problemas de saúde.

Na trama, a sobrinha de Cora, Cristina (Leandra Leal), é a primeira a receber a notícia. Acompanhada do Comendador, ela fica ansiosa assim que o médico que cuidava da paciente se aproxima. "Você precisa ser forte. Porque a notícia não é nada boa". Tensa, a jovem percebe que há algo de errado e, ao receber a confirmação da morte da tia, se abraça ao pai e cai no choro.

Na UTI, a enfermeira despluga os aparelhos, ajeita o lençol e cruza as mãos de Cora sobre seu peito. Quando o corpo estiver sozinho, o público vai ver um filete de líquido verde, lembrando um veneno, escorrendo pelo canto da boca da megera. Aguinaldo Silva manda até um recado para a equipe de sonoplastia da novela, pedindo para acrescentar um som de guizo à cena, reforçando a imagem de uma cobra.

"Isso é coisa do Aguinaldo, que gosta de um realismo fantástico, está no DNA das histórias dele. E tem a ver com o perfil da personagem"

Delírio ou realidade?

Antes de morrer, no entanto, Cora afirma à enfermeira que realizou seu grande sonho e perdeu a virgindade com o Comendador. Segundo o site oficial da novela, a enfermeira estranha quando ela menciona a visita de Zé Alfredo. ''Mas eu estava no meu posto, no fim do corredor, e sei que aqui não entrou ninguém'', diz ela, levantando a suspeita de que tudo não passa de um grande delírio da paciente. No entanto, a megera garante que tudo aconteceu de verdade. "Ele mesmo! Meu cunhado. Esteve aqui... Deitou comigo... E me amou! Cumpriu com o destino dele... Me fez mulher", reforça ela, feliz da vida. Mal sabia ela que tinha pouco tempo de vida.

Delírio ou não, a "noite de amor" com Zé Alfredo havia sido prometida pelo autor Aguinaldo Silva, que garantiu em seu blog que Cora não morreria durante o desfile da União de Santa Teresa, quando Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) faz outra vítima. "Seria eu tão sádico e tão cruel a ponto de matar a personagem sem dar a ela a noite de amor a que ela tem direito com o homem amado? Claro que não!... Cora não morrerá antes de ter sua noite de amor com José Alfredo", escreveu o autor. 
Fonte: Uol

"Império", Ismael pede separação de Lorraine


Cansado, Ismael pede a separação de Lorraine e avisa que vai sair de casa


  • Cansado das mentiras e trapaças de Lorraine (Dani Barros), Ismael (Jonas Torres) pede a separação da mulher, que fica desesperada com as palavras do marido.

    De acordo com o site oficial de "Império", no capítulo deste hoje (21), ela insiste para que o marido não saia de casa, mas ele parece decidido.

    "Os avisos foram muitos, cansei de alertar, de ensinar lição de moral, mas a doida aí se fez de esperta, não deu ouvidos... Perdeu, Lorraine! Eu é que não posso mais viver com uma mulher chave de cadeia, que qualquer hora se estrepa na vida e me leva junto".
  • Fonte: UOL- RJ

Calendário da Pirelli 2015


Panacotta de baunilha: uma sobremesa diferente e fácil de fazer



Cansado de servir sempre a mesma coisa na hora da sobremesa? O chef Pablo Ferreyra, do Térèze, no Hotel Santa Teresa, oferece uma solução: a panacotta de baunilha. Mesmo com visual e nome são sofisticados, a panacotta é mais fácil de se fazer do que você pensa. Confira:

Panacotta de Baunilha

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:

1 litro de creme de leite;

225 g de glaçúcar;

6 potes de iogurte natural;

1 fava de baunilha;

20 g de gelatina sem sabor;

Frutas vermelhas (a gosto);

Physalis (a gosto).

Modo de preparo:

Em uma panela coloque todos os ingredientes, exceto a gelatina, e mexa até ficar morno (não pode deixar ferver). Retire a panela do fogo e adicione a gelatina, mexendo bem. Em seguida, coloque em um recipiente e deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas. Após retirar da geladeira, desenforme e coloque em um prato. Em seguida, enfeite com as frutas vermelhas e o physalis. Bom apetite

Fonte: G1 - Ela

S.O.S manicure: aprenda a fazer um detox para as unhas em casa

(FOTO: THINKSTOCK)


Aprenda algumas dicas para acabar com a descamação e veja como fortalecê-las com alguns truques que podem ser colocados em prática com facilidade


LIXE AS UNHAS
O primeiro passo para revitalizar as unhas é esfoliando-as uma ou duas vezes por semana para evitar descamação e aumentar a circulação de sangue. Isto fará com que unhas novas e saudáveis crescem mais rapidamente, indica o site "Byrdie".

DÊ FÉRIAS AO ESMALTE

Fique alguns dias longe do esmalte para dar tempo às unhas de se recuperarem e se renovarem dos estragos. Para potencializar o processo, use um fortalecedor de unhas que também tenha ação hidratante.

MANTENHA-AS CURTAS

Caso suas unhas estejam muito frágeis, a melhor opção é deixá-las curtas para que você não corra o risco de quebrar uma delas e experimentar uma dor aguda. O melhor formato é o arredondado, pois é o mais forte.

FIQUE LONGE DO APARADOR DE CUTÍCULA
As cutículas protegem as unhas novas de nascerem embaixo das antigas, portanto mantenha o aparador na gaveta por um tempo. Mas se elas estão te incomodando, retire-as com um palito para unhas e hidrate com um óleo hidratante para mantê-las saudáveis.

HIDRATE, HIDRATE, HIDRATE
A hidratação é provavelmente a parte mais importante do processo de reabilitação. Lance mão de cremes para as mãos que contenham antioxidante. À noite, você pode usar luvas e não esqueça de proteger as mãos se for lavar louça.

DÊ BANHO DE ÓLEO
Semanalmente, mergulhe a ponta dos dedos em um pote com azeite misturado com vitamina E por cerca de 10 minutos para ajudar na recuperação. O leite integral é outra opção.

ALIMENTE-SE BEM
Uma dieta saudável contribui para unhas fortes também, afinal elas são feitas de proteína. Garanta que você ingira uma quantidade ideal de proteína, cálcio e ômega 3.

Fonte: Marie Claire

Grávida de quíntuplos descobre que terá quatro meninas: 'Imagina na TPM



Grávida de quíntuplos descobre que terá quatro meninas: 'Imagina na TPM'


Resultado dos exames da moradora de Santos saíram nesta semana.
Mulher engravidou após tomar remédios e está no 5º mês de gestação.
moradora de Santos, no litoral de São Paulo, que está grávida de quíntuplos, descobriu os sexos das crianças nesta semana. Segundo o médico, serão quatro meninas e um menino. Além disso, os bebês estão saudáveis e dentro do peso esperado. O pai e a mãe, que está no 5º mês de gestação, celebraram a novidade e aguardam com ansiedade o nascimento.

Karina fez o exame ultrassom e descobriu o sexo dos bebês (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Karina Bárbara Barreira e o marido, João Biagi Júnior, estão juntos há 15 anos e tentavam ter um bebê desde 2010. Os médicos diziam que, aos 35 anos, ela só conseguiria engravidar por inseminação artificial. Como eles não tinham como pagar pelo tratamento, Karina pensou em desistir do sonho. Depois de tomar alguns remédios receitados pelo médico, que diagnosticou que o útero dela deveria ter 21 milímetros de espessura ao invés dos três encontrados na época, ela conseguiu realizar o sonho de ser mãe.

Apesar de inicialmente o pai ter ficado "chocado" ao receber a notícia dos quíntuplos, a família diz que se sente abençoada e já passou a planejar a nova vida "a sete". Segundo especialistas, a probabilidade de uma gravidez quíntupla é uma em cerca de 40 milhões. Para ganhar na Mega-Sena, o apostador que arrisca apenas seis números encara uma probabilidade de uma em 50 milhões.

Karina fez o exame das 20 semanas com uma expectativa muito grande de saber o sexo dos cincos bebês. Ela nem conseguiu dormir direito de tanta ansiedade. “Eu acordei de duas em duas horas. Para saber o sexo tem a ansiedade, mas também queria saber se eles estavam bem e tudo direitinho”, falou ela. Antes do exame, Karina deu um palpite. “Acho que são três meninos e duas meninas”. Já o pai queria o equilíbrio. “Que venha os dois sexos. Equilibrar três meninas e dois meninos ou três meninos e duas meninas”, disse ele.
Karina fala sobre o tratamento para engravidar (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

(Foto: Reprodução/TV Tribuna)


O médico José Airton Oliveira Lima nunca atendeu uma grávida nesta situação. “O espaço é crítico. Hoje, nós temos aqui dentro em torno de 1,5 kg de bebê, aproximadamente. Enquanto esperaríamos ter em torno de 350 gramas no caso de uma gestação única. Ela já tem, em termos de peso e de sobrecarga corporal, um volume abdominal de uma grávida de sete meses de gestação”, explicou o médico.

Como nos exames anteriores, os cinco bebês apareceram muito juntos e foi difícil ter certeza do sexo de cada um. “O primeiro bebê é um garotão, o segundo bebê uma menina, o terceiro também é uma menina. O quarto bebê é menina e, para finalizar, quatro a um. Quatro meninas e um menino”, concluiu o médico durante o exame. “Imagina elas juntas na TPM dentro do mesmo teto. Vai ser complicado. O bom é que tem um moleque para fugir junto, ir para o jogo de futebol”, brincou o pai das crianças.

Depois de duas horas de exame, o médico verificou também que todos os bebês estão saudáveis. Os pesos e os tamanhos estão dentro do esperado. Agora, os pais precisam controlar o restante da ansiedade para a chegada dos quíntuplos. “Estamos felizes. Primeiramente por saber que eles estão bem. Eles estão bem com peso e tamanho adequado. Estou muito feliz”, falou Karina.

Os pais ainda não tem ideia dos nomes dos bebês. “Não temos ideia de nomes. Os meninos até estávamos cogitando um ou outro. Temos três em mente. As meninas ainda não”, disse a mãe dos bebês. “Vamos decidir uns 10 nomes e sortear”, brincou o pai.

Resultado dos exames da moradora de Santos saíram nesta semana.
Mulher engravidou após tomar remédios e está no 5º mês de gestação

Fonte: G1

Olhos em tons de cinza e laranja são tendência nas passarelas de Nova York


A semana de moda de Nova York é conhecida por ser comercial. Mas no quesito beleza as passarelas americanas lançam algumas das tendências mais ousadas da temporada e são elas que dão o pontapé inicial em uma série de maquiagens e penteados que vão inspirar os desfiles de Londres, Milão e Paris.


A temporada de inverno 2015, que terminou ontem, apontou três tendências que têm tudo para pegar não só nas passarelas, mas no seu dia-a-dia. Os olhos ganham tons terrosos, do laranja vibrante ao tijolo, enquanto o clássico olho preto é substituído por tons de cinza e prata. Já os delineadores, que se destacaram na temporada passada, ganham agora traços cada vez mais ousados e inovadores, deixando looks básicos muito mais interessantes.

A combinação de laranja com preto nos olhos é a forma ideal de acrescentar um ponto de cor ao look de inverno, já o prata deixa tudo mais divertido, além de iluminar o olhar.Mas o nosso favorito é o delineado bicolor, que transforma o olho gatinho basicão em um make muito original, de dar inveja.

Fonte: GNT

Cora tem noite de amor com José Alfredo em hospital

Cora realiza seu sonho (Foto: TV Globo)




Após ser baleada no desfile de carnaval, Cora(Marjorie Estiano) recebe a visita de José Alfredo (Alexandre Nero) no hospital. "Foi pra isso que vivi! Pra me entregar a você, pra ser sua... Sonhei todas as noites da minha vida que você chegava, assim mesmo, no escuro e aí deitava do meu lado, me tomava nos seus braços", delira a megera.

Ali mesmo no leito do hospital, o Comendador resolve saciar o desejo da maluca. "Deitar do seu lado, lhe tomar nos meus braços, tirar sua virgindade que você guardou pra mim com tanto zelo... Pois chegou a hora, Cora dos Anjos, a mulher que sonhou com este momento a vida inteira! Seu sonho vai se realizar agora", diz José Alfredo.

Fonte: Globo

O que há por trás do desabafo de Anderson Silva



Após longos 16 dias, Anderson Silva finalmente se pronunciou sobre os flagrantes de doping antes e depois de vencer Nick Diaz, no UFC 183, em 31 de janeiro. Como esperado, ele disse ter se surpreendidos pelos resultados dos testes. Mas há muita história implícita dentro do texto que publicou em sua conta no Instagram. Antes vou dar o cenário deste desabafo.

Essa pode até ter sido a primeira declaração do ex-campeão dos médios sobre o caso de doping, mas não necessariamente estava calado nas redes sociais. Ele postava fotos e frases sem muito sentido fora de algum contexto, além de elogios a Rogério Camões, seu preparador físico há muitos anos.

Na última quinta-feira, ele começou a dar sinais de que estava próximo de quebrar o silêncio. Ele fez duas postagens no Twitter antes do desabafo final. Na primeira, ele recuperou um vídeo do ator Pedro Cardoso em que ele criticava a sede da mídia por fofocas, a maneira como a imprensa pode construir e destruir. O lutador está descontente com a maneira que a imprensa está lidando com o caso. Para ele, já estão o considerando culpado. Está se sentindo abandonado.

O blog apurou que Anderson Silva está em um momento bem sozinho, principalmente se compararmos com a legião de assessores, amigos, colegas e parceiros de treinos que sempre estiveram ao seu lado. É praticamente inexistente qualquer tipo de gerenciamento de crise. Um dia antes de sua primeira audiência na Comissão Atlética de Nevada, importantes membros do seu time na última luta estavam curtindo o desfile das escolas de samba do Rio, na Sapucaí, postando dezenas de fotos alegres no Instagram.

Mas o que está mais o tirando do prumo do brasileiro são as críticas que ele está recendo por parte dos torcedores. Deixou isso claro ao postar a reprodução de um comentário bem agressivo contra ele. “Lamentável e muito triste”, resumiu Anderson na postagem. Ele viu o apoio de antes e depois da luta contra Nick Diaz virar raiva e agressão. Isso está o consumindo – e não ter boa parte daqueles que considerava amigo ao lado não ajuda em nada.

Vamos ao texto em si:

O ponto mais importante deste desabafo que postou no Instagram é que ele deu o caminho de qual deve ser sua defesa na comissão atlética em março. Em nenhum momento ele negou o doping, disse que é mentira ou que os exames tenham sido feito de maneira errada. Ele simplesmente negou qualquer tipo de “trapaça”. Além disso, explicou que mandou para análise todos os remédios que tomou desde que sofreu a fratura contra Chris Weidman.

O que esses dois pontos mostram: ele não vai rebater os resultados positivos dos exames, mas terá um discurso de que, se tomou substâncias proibidas, foi sem saber. Essa explicação será boa para limpar sua imagem, mas não adiantará nada para inocentá-lo. A não ser que seu advogado ache alguma brecha e consiga uma reviravolta histórica, Anderson vai pegar um ano de gancho, sua vitória será transformada em no-contest (sem resultado), assim como terá de pagar uma multa pesada.

Além de tentar diminuir o estrago feito em sua imagem, isso mostra que ele deve procurar algum culpado por esse doping, que podem ser dois: algum médico, nutricionista ou profissional que tenha trabalhado na sua suplementação ou medicação, ou então o laboratório que pode ter manipulado e contaminado algo que tomou.

Silva é conhecido por confiar quase que cegamente em seus amigos e nas pessoas que são próximas dele ou consideradas de confiança. Mas isso pode tê-lo complicado muito dessa vez.

No texto, Anderson também manteve sua posição contra o uso de drogas para melhora de performance. No ano passado, foi veemente em dizer que quem fosse pego com esse tipo de doping, deveria ser banido do esporte. “Nunca usei qualquer substância para aumentar minha performance nas lutas.” Reiterar isso pode ajudá-lo, principalmente, a manter patrocinadores.

Mas o que ficou mais claro foi a tristeza dele com as críticas que vem recebendo e como está vendo sua “reputação ser destruída”– palavras dele. Como o amigo Maurício Dehò publicou, após falar com especialistas, a melhor maneira que Anderson Silva tem de recuperar sua imagem é apostar na ingenuidade e voltar a lutar, com uma nova vitória.

Fonte: UOL



Horário de verão termina neste domingo; economia de energia chega a 4,5%



O horário de verão termina à 0h deste domingo (22), quando os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os ponteiros de seus relógios em uma hora.



Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma redução total de 4,5% no consumo entre 18h e 21h no período de vigência da medida. No entanto, o governo ainda não concluiu o balanço do quanto em recursos financeiros foi economizado. Em 2013/2014, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.


O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia. Recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.


Este ano, o governo avaliou a prorrogação da vigência do horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas, mas recuou da decisão pois o custo/benefício da extensão do horário seria ruim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...