sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Haitianos são resgatados Em SP


Haitianos são resgatados em condições de escravidão


Fiscalização também encontrou bolivianos em oficinas de costura. Trinta e uma pessoas foram libertadas em operações no Brás e no Mandaqui.

Haitianos são resgatados em condições de escravidão em SP
Fiscalização também encontrou bolivianos em oficinas de costura.
31 pessoas foram libertadas em operações no Brás e no Mandaqui.
Do G1 São Paulo
Um grupo com 31 pessoas foi resgatado em condições análogas à de escravos em São Paulo em duas operações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-SP) concluídas nesta sexta-feira (22). Foi a primeira vez, segundo a SRTE, que os auditores encontraram trabalhadores de origem haitiana entre os resgatados na cidade de São Paulo.

Doze haitianos e dois bolivianos foram resgatados em uma operação que foi realizada no Brás, na região central. Os auditores chegaram ao local após denúncia feita pelo Sindicato das Costureiras.

Os haitianos e os bolivianos foram encontrados trabalhando e morando na oficina, que prestava serviço para a empresa de roupas "As Marias". A empresa foi multada pelos auditores.

Em nota, a diretora Miriam Prado, da empresa "As Marias", responsabilizou uma empresa terceirizada pela situação e disse que desconhecia as ilegalidades.

De acordo com a Superintendência, a carga horária chegava a 15 horas por dia e os haitianos não tinham salário. Nos últimos dois meses, eles receberam R$ 100 cada.

Uma das auditoras que participou do resgate, Elisabete Sasse, disse que algumas pessoas passavam a noite no chão da cozinha e foram obrigados a passar fome quando reclamaram da exploração. “A oficina chegou a cortar a alimentação dos trabalhadores quando eles reclamaram da falta de pagamento”, contou Elisabete.

Operação no Mandaqui

Uma segunda fiscalização ocorreu em uma oficina no Mandaqui, na Zona Norte, e localizou 17 trabalhadores bolivianos.

Os documentos dos trabalhadores eram retidos pelos donos da oficina que produzia roupas femininas para a confecção Seiki, segundo o Ministério do Trabalho.

A empresa foi obrigada a pagar R$ 294 mil em direitos trabalhistas e e recebeu 20 multas, que ainda vão ser calculadas.

O advogado da Seiki, Horácio Conde, disse que o serviço é terceirizado e que não sabia das irregulares.

Condições degradantes

A superintendência informou que em ambos os casos as pessoas se encontravam em locais sem condições de higiene, moradia e alimentação. Após o resgate, as empresas receberam autos de infração e os trabalhadores foram ressarcidos, inclusive por danos moral e individual. 

“Estavam em condições degradantes, amontoados, sem condições dignas de higiene, de moradia e de alimentação. O trabalho escravo é um crime e uma vergonha nacional", disse o superintendente Luiz Antonio Medeiros. 

"Aqui em São Paulo estamos aprimorando a punição e as empresas que se utilizam de trabalho escravo na cadeia produtiva a partir de agora, além de entrar na lista suja, passarão a ser punidas através do mecanismo de cassação do ICMS.”

A SRTE lembra que uma nova portaria determina que a superintendência comunique oficialmente à Secretaria Estadual da Fazenda o nome das empresas que terão o ICMS cassado, conforme determina a Lei Estadual nº 14.946.

Crime

O artigo 149 do Código Penal define uma pena de reclusão de dois a oito anos e multa para quem “reduz alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.

Fonte: G1 SP

Por que rir faz bem


Top 10 acidentes engraçados com caminhões


Gravadora ameaça processar Tiririca por paródia de Roberto Carlos



Vestindo um terno branco, com um terço na mão direita e cantando uma paródia da música “O Portão” enquanto come um prato de carne, o primeiro vídeo da campanha do deputado federal Tiririca (PR) já causa polêmicas. O vídeo original foi “quase que imediatamente” retirado do ar, afirmou o advogado José Diamantino Alvarez Abelenda, representante da empresa. As gravações que ainda estão no site são novos compartilhamento que, aos poucos, serão retirados da rede.Com duração de 1minuto e 25 segundos, a assessoria da campanha argumenta que a produção era para ser uma “brincadeira” com o comercial do cantor Roberto Carlos para o frigorífico Friboi, mas foiretirada do Youtube a pedido da editora de músicas EMI Songs por violação de direitos autorais. (Estadão)

Fonte: elitenoticiasblog.com.br
Estadão

Torcedores atacam jogadores do Fluminense



Torcedores depredam carro, atiram moedas e xingam jogadores do Fluminense


Cerca de 15 torcedores estiveram presentes no saguão de desembarque do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, para protestar contra o Fluminense, que chegou à cidade na tarde desta quinta-feira, após a derrota para a Chapecoense por 1 a 0 nesta quarta, em Chapecó, Santa Catarina. O grupo xingou os atletas, jogou moedas e ainda depredou o carro de um dos jogadores na saída por um portão alternativo, uma vez que a delegação não conseguiu deixar o local pelo espaço tradicional.

Assim que avistou os jogadores na área em que se aguarda pelas bagagens, o pequeno grupo começou a jogar moedas na direção dos atletas. Algumas chegaram a atingir até funcionários da Infraero. O goleiro Diego Cavalieri foi o principal alvo dos torcedores. O atacante Walter foi chamado de "gordo". Além das moedas, os torcedores ainda mostraram notas de dinheiro e chamaram os jogadores de "mercenários".


Devido à situação, a delegação desistiu de sair pela porta principal do aeroporto e o ônibus do Fluminense precisou ir até uma saída alternativa para recolher atletas e comissão técnica. Os torcedores, no entanto, foram atrás do veículo para tentar contato. Eles alegam querer conversar com Fred e aguardam no portão do terminal de cargas do Santos Dumont.

- Queremos falar com o Fred "na moral". Se ele não quer, vai ser na marra. Cada dia dá mais raiva dele - comentou um torcedor.

Um dos carros que deixaram o local, com Bruno, Conca e Jean dentro, foi um dos mais perseguidos. O veículo acabou sendo danificado pelos torcedores, que deram chutes e quebraram o retrovisor. Uma van que transportava outros atletas foi atingida por um cone. Duas viaturas da polícia militar precisaram ser deslocadas para o setor de carga do aeroporto para garantir a segurança dos demais jogadores. No carro que o atacante Fred dirigia, um torcedor mostrou notas de dinheiro e o chamou de mercenário.

Fonte: Globo\G1

Neymar sofre torção no tornozelo



Neymar sofre torção no tornozelo e vira dúvida para estreia do Barcelona no Espanhol



Por Tim Hanlon
BARCELONA (Reuters) - O atacante Neymar torceu o tornozelo e pode ficar fora da partida de domingo do Barcelona contra o Elche, informou o clube catalão nesta sexta-feira.
"Neymar sentiu dores no tornozelo esquerdo após o fim do treino de quinta-feira, e exames mostraram que o jogador tem uma torção grau um", disse o Barça em comunicado.
O brasileiro foi liberado esta semana pelo departamento médico do clube para volta a jogar após ter fraturado uma vértebra na partida do Brasil contra a Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo, em julho.
Neymar demonstrou estar totalmente recuperado do problema nas costas no amistoso contra o time mexicano León, na segunda, quando o time catalão venceu por 6 x 0, com dois gols do brasileiro.
O Barça estreia no Campeonato Espanhol em casa contra o Elche sob comando do novo técnico Luis Enrique em busca de uma temporada melhor, após ter ficado sem nenhum título na campanha passada pela primeira vez em seis anos.
Luis Suárez, contratado do Liverpool por 65 milhões de libras (107,76 milhões de dólares), foi a principal contratação, mas não estará apto a jogar até outubro devido a uma suspensão imposta pela Fifa por ter mordido um adversário na Copa do Mundo.

Criador do "desafio do gelo" morre afogado nos Estados Unidos


Griffin criou o desafio para falar sobre a ELA e para arrecadar fundos.
O criador do "desafio do gelo", uma das brincadeiras mais viralizadas no momento, Corey Griffin, morreu no último sábado ao pular de um cais em Nantucket, por volta das 2h. O rapaz, de 27 anos, faleceu vítima de afogamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...