quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Fósseis descobertos na Argentina

Fósseis do maior dinossauro do mundo são descobertos na Argentina

Da cabeça até a ponta do rabo, ele tinha 85 metros. E pesava 59 toneladas, o mesmo que 16 elefantes africanos. Do alto de seus 30 metros, o Deadnoughtus é o maior dinossauro de que se tem notícias até hoje. Ele foi encontrado em 2005 numa escavação ao Sul da Argentina, na Patagônia. Mas só agora, em setembro de 2014, a equipe de paleontólogos divulgou informações sobre o gigante pré-histórico.

A ossada do Deadnoughtus – algo como “O que não tem medo de nada”, em tradução livre – estava bastante completa e muito bem conservada, o que facilitou bastante os estudos. Um osso de 6 metros da sua coxa tornou possível o cálculo de seu peso. E não tem pra mais ninguém.

Quer dizer, mais ou menos. Na verdade, não dá para ter certeza do tamanho exato do dinossauro. E tem outros gigantes na disputa pelo posto de maior dinossauro de todos os tempos. Tipo aquele que foi descoberto em maio desse ano, e que pode chegar a pesar 77 toneladas. O problema é que é raro encontrar ossadas tão conservadas e completas como a do Deadnoughtus. Então, para todos os efeitos, por enquanto, ele é o maior. Dá uma olhada na comparação feita pelos cientistas da Universidade de Drexel:


O Deadnoughtus é um titanossauro, um tipo de dinossauro herbívoro que viveu entre 84 e 65 milhões de anos atrás, no durante o período Cretáceo. Seu nome é baseado num navio de guerra britânico da Segunda Guerra Mundial.

O pessoal da equipe foi tão dedicado que o dinossauro já ganhou até um artigo completinho na Wikipédia.

Fonte: Super Interessante - Imagem: Jennifer Hall

Neymar vira capitão Da Seleção Brasileira


Agora sob o comando de Dunga
Treinador ressalta que apesar de ser jovem e ter apenas 22 anos, atacante é um jogador "experiente e tem uma boa postura"

Capitão na conquista do tetracampeonato mundial em 1994, Dunga já decidiu quem usará a braçadeira em sua nova passagem como técnico da Seleção Brasileira. O escolhido foi o principal jogador da equipe, o atacante Neymar.

“Já defini: será o Neymar. Ele é uma referência, um jogador de muita qualidade. Apesar da pouca idade (22 anos), é experiente e tem uma boa postura. O capitão é um exemplo para os colegas e para todos, de uma forma geral”, comentou Dunga, nesta quinta-feira, véspera do amistoso com a Colômbia, em Miami.

No fracasso brasileiro na última Copa do Mundo, o capitão era Thiago Silva, criticado por ser bastante emotivo. David Luiz, seu companheiro de zaga sob o comando de Felipão e agora também no Paris Saint-Germain, ganhou status de líder durante a campanha. E foi lembrado por Dunga para os amistosos contra Colômbia e Equador.

Ao optar por Neymar como usuário da braçadeira, Dunga fez lembrar o seu primeiro trabalho como treinador do Brasil e aproveitou para rebater uma crítica. “Quando falei lá atrás que ajudaríamos o Neymar na Seleção, alguns disseram que eu era prepotente por achar que o faria ser o melhor do mundo. Se tivesse esse poder, faria o meu filho ser o melhor, e não o Neymar. Ele não precisa”, desabafou, sorrindo.

Neymar ficou contente com a novidade, segundo Dunga. “Ele reagiu muito bem. É um jogador que gosta de desafios, de vencer. Quando o Gilmar (Rinaldi, coordenador da Seleção) e eu conversamos com ele, falamos primeiro das coisas boas da nossa ideia. Depois, citamos o kit de responsabilidades. E o Neymar sorriu da mesma forma”, contou.

Seja como for, Dunga manteve um discurso de Felipão. Para os dois treinadores gaúchos, é importante contar com diversos capitães dentro do elenco, independentemente de quem ostente a faixa.

“Não queremos somente um líder na Seleção Brasileira. Em todas as vezes em que o Brasil ganhou, o time contou com várias lideranças, com jogadores de personalidade. O Neymar foi o escolhido, mas precisamos de mais atletas com essa característica dentro do grupo”, defendeu Dunga.

Neymar x Zúñiga
Além de ser o primeiro jogo de Neymar como capitão de Dunga, o amistoso contra a Colômbia marcará o reencontro do atacante do Barcelona com o lateral Zúñiga. Foi uma jogada violenta do adversário na última Copa do Mundo que contundiu gravemente o brasileiro e o cortou do torneio.

“É natural que aconteçam lesões durante os jogos. Choques ocorrerão normalmente. O importante é que o Neymar está recuperado e pode jogar”, minimizou Dunga.

Fonte: Fox  Sports - São Paulo

Índios expulsam madeireiros


Expulsaram madeireiros de território indígena no Maranhão
Indígenas alegam falta de assistência do governo

Maranhão - Índios da etnia Ka’apor realizaram uma expedição na selva para procurar e expulsar madeireiros que estão explorando áreas ilegalmente do território indígena Alto Turiaçu, perto do centro do município Guilherme, no nordeste do Maranhão.

Os indígenas afirmam que falta assistência do governo para manter os madeireiros longe de suas terras. A operação contou com outras quatro tribos que são habitantes legais e cuidadores do território.

Fonte: O Dia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...